top of page
  • Foto do escritorRenato Araújo

Como escolher o melhor sistema para agência de turismo?


sistema para agência de turismo

O turismo é uma área que vem sendo altamente impactada pela tecnologia. Muitas tarefas que até pouco tempo atrás necessitavam de horas de trabalho e recursos como fazer ligações ou organizar dados são feitas, hoje, por sistemas automatizados.


No meio dos empreendimentos relacionados ao turismo, a familiaridade com recursos digitais pode fazer diferença positivamente. O uso de um bom sistema para agência de turismo, nesse sentido, pode facilitar várias tarefas complexas e dinamizar o uso do tempo nas empresas.


Existem diversas responsabilidades que ficam nas mãos de um gestor de uma agência de turismo. Um erro pode significar prejuízos financeiros e outros problemas. Por isso, quanto mais recursos houver para evitar erros e aumentar a eficiência, melhor.


Enfim, há opções no mercado de softwares que oferecem soluções de gestão das mais variadas e úteis para as agências de turismo, e podemos dizer que cada vez mais eles se tornam fundamentais para o seu bom funcionamento.


O que é um sistema para agências de turismo?

Quando falamos de um sistema para agências de turismo estamos falando de um software que servirá como ferramenta para executar tarefas administrativas diversas. Trata-se, no caso, de um mecanismo que visa maximizar tempo e esforços. 


Há sempre um conjunto grande de tarefas relacionadas à gestão de agências de turismo. Há questões operacionais que precisam ser resolvidas o tempo todo, por exemplo. Isso sem contar pendências financeiras e administrativas diversas, que são trabalhosas e exigem resoluções rápidas sempre que surgem problemas.


Dessa forma, um bom sistema para agências de turismo consegue concentrar em si soluções que vão de geração de relatórios de viagem ao gerenciamento financeiro, além de tarefas como contatos com clientes, envio de e-mails de marketing e muito mais.


De maneira geral, esses softwares cobram assinaturas com planos que incluem um certo número de recursos. Cada agência pode escolher o software e o conjunto de recursos que for mais adequado às suas necessidades.


Para que serve um sistema para agências de turismo?

Um software que faz várias tarefas da rotina de uma agência de turismo tem uma função importante no sentido de centralizá-las. Assim, suas funções ficam mais acessíveis tanto para gestores das agências de turismo quanto para seus clientes.


Por isso, há um considerável ganho organizacional, no sentido de que todas as principais funções ficam acessíveis no mesmo local.

Mas há ainda mais vantagens nos sistemas para agências de turismo. Na medida em que a tecnologia se desenvolve, aumentam também as funções automáticas. Ações automatizadas ajudam na diminuição de erros e também torna o uso do tempo e recursos mais eficiente.


Também cabe acrescentar que com esses sistemas fica mais fácil guardar de maneira segura informações de maneira acessível e organizada. Dados e contatos de clientes, por exemplo, podem permanecer salvos e também é possível organizar cadastros. Da mesma maneira, informações fiscais diversas e documentos nesse sentido podem ser gerados e organizados.


Vantagens do uso de sistemas para agências de turismo



sistemas para agências de turismo

Quem opta por um sistema automatizado para sua agência de turismo, em um primeiro momento, poderá experimentar uma melhora qualitativa dos seus serviços. Listas e relatórios gerados automaticamente e sem erros possibilitam uma visão de conjunto ampliada da empresa, e tarefas automatizadas tornam possível que várias operações sejam feitas de maneira mais ágil.


Na prática, o uso de um software para agência de viagens ajuda na melhora de fluxos de vendas e nas rotinas operacionais de maneira geral. Com eles, a gestão de canais de vendas e reservas se torna mais simples, conectando vários processos em uma única plataforma. 


Os sistemas para agências de turismo também permitem armazenamento de dados de maneira totalmente segura. A evolução das tecnologias de nuvem permite isso, tornando possível salvar uma grande quantidade de dados de forma absolutamente segura. 


Assim, a agência pode usar sistemas que inibem fraudes e que também diminuem sobremaneira a quantidade de erros. Por conta disso, outra vantagem do uso de um bom sistema para agência de turismo é melhorar a relação da empresa com o cliente. Armazenando dados o suficiente é possível prestar atendimento e elaborar produtos mais personalizados e conforme perfis e necessidades variadas do público. Isso sem contar que a segurança no salvamento dos dados e a rapidez nas soluções devido aos processos automatizados melhoram a experiência dos clientes com a empresa.


Um software para agência de turismo pode fazer tarefas como geração de vouchers ou checar disponibilidades de maneira automatizada, e em bem menos tempo do que as mesmas tarefas feitas manualmente. 


Existem empresas que também personalizam os softwares para agências de turismo conforme as demandas da empresa. Como dissemos acima, há empresas que oferecem planos diversos nesse sentido, e sempre há opções que sejam mais apropriadas para cada perfil de empresa.


Enfim, há várias vantagens para uma empresa de turismo quando utiliza um software para centralizar suas operações. É preciso, de toda forma, ter atenção em alguns critérios no momento de escolher um.


Softwares para agências de turismo e estratégias de marketing

Chama atenção também que os softwares para agências de turismo conseguem reunir ferramentas que torna possível conduzir por meio deles campanhas de marketing. Há opções como integrar o site da agência com o Google Ads e com o Facebook Ads, além de conduzir campanhas pelo WhatsApp.


Também possibilitam notificar clientes por aplicativos de mensagens e também enviar e-mails de marketing, utilizando informações da empresa e também dados de clientes cadastrados.


Enfim, um bom software para agência de turismo oferece soluções de marketing digital que integram várias plataformas, automatizando campanhas e divulgado viagens e a marca da empresa.


Esse ponto é um dos principais que deve ser observado quanto às vantagens do uso de softwares para a gestão de uma agência de turismo. Com isso, a marca da empresa, suas promoções, produtos e serviços estão constantemente sendo divulgados na rede, prospectando clientes e ampliando chances de vendas.


Critérios: como escolher um software para sua agência de turismo?

Parece ser um ponto pacífico que o uso de um software, atualmente, seja fundamental para uma agência de turismo. Sem eles, a empresa terá de executar diversas tarefas de maneira manual, o que despende mais tempo e recursos, o que pode implicar prejuízos e gestão ineficiente. Mas qual software escolher? Há alguns critérios que precisam ser considerados para se fazer uma boa escolha.


Um primeiro critério é observar atentamente o que o software oferece em termos de funções. De forma geral, quanto mais funções, melhor, mas também precisa ser observado quais funções ele oferece e quais são as mais adequadas para a sua agência. Cada empresa tem um perfil e suas necessidades, e por isso há uma diversidade de software que atendam a essa diversidade.


Além disso, vários softwares para agências de turismo conseguem integrar outros sites e aplicativos, o que facilita bastante tanto a administração e gestão da empresa, quanto a experiência dos clientes.


Um ponto que muitas vezes passa despercebido para gestores de agências de turismo quando escolhem softwares para suas empresas é quanto ao limite de acessos. Esse detalhe é importante precisa ser conforme o fluxo de acessos às plataformas da empresa.


A velocidade do acesso ao sistema precisa também ser observada, uma vez que lentidão e travamentos constantes comprometem seriamente a experiência dos clientes e podem ser um fator negativo para a imagem da agência.


Uma plataforma que ofereça facilidades de pagamento também é um ponto bastante positivo. Quanto mais simples e seguro, melhor para proporcionar aos clientes uma confiabilidade na agência.


Alguns softwares para agências de turismo também oferecem a opção de uma customização, de acordo com as preferências da empresa. Isso representa, via de regra, um custo adicional, mas pode valer o investimento, personalizando a parte visual da plataforma usada pela empresa.


Visto todos esses detalhes, é importante escolher o plano mais adequado à agência. Quanto maior for a empresa, maiores serão as exigências de complexidades, o que requer um investimento maior. Em suma, cada agência de turismo deve escolher um software de acordo com seu orçamento.


Mude a rotina de sua empresa com o Excapy, novo sistema para agência de turismo

Expusemos até aqui os vários motivos para se utilizar um sistema para agência de turismo. De todas as marcas disponíveis no mercado de softwares que auxiliam e automatizam a administração de agências de turismo, o da Excapy merece destaque.


O sistema para agência de turismo Excapy funciona como uma plataforma integrada, permitindo que as partes operacional, financeira e administrativa da empresa possam ser geridas a partir de um único sistema. Além disso, a plataforma oferece um sistema exclusivo de e-commerce, que permite fazer vendas de excursões e passeios, por exemplo.


Tarefas como gerar mapas de poltronas ou gerenciar reservas de clientes podem ser feitas de maneira fácil e automatizada pelo sistema para agência de turismo Excapy. Há também funções como contato e notificação de clientes por WhatsApp, envio de e-mails de marketing e muito mais.


Enfim, a Excapy oferece um ótimo software que promete dinamizar a rotina de sua agência de turismo, substituindo praticamente todas as tarefas antes realizadas manualmente. Trata-se de uma excepcional alternativa visando o ganho de eficiência da empresa.


12 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page