top of page
  • Foto do escritorRenato Araújo

Quais os principais eventos da área de Turismo no Brasil em 2024?

Atualizado: 20 de fev.


Eventos de Turismo no Brasil 2024

Eventos são fundamentais para profissionais de todas as áreas. São oportunidades, por exemplo, de se formar redes e dialogar com outros profissionais, além de serem fundamentais para se manter atualizado no mercado.


Na área de Turismo isso é bastante evidente. Há vários fatores que tornam os eventos da área fundamentais aos profissionais que querem ter algum destaque. Trazem oportunidades para atualização de conhecimentos, e também de entender o que os concorrentes têm feito no seu ramo de atuação, buscando analisar concorrência ou mesmo inspiração.


Isso sem contar que eventos podem ser mesmo oportunidades ótimas para se fechar um negócio, ou ao menos avançar em relação a alguma possibilidade nesse sentido.


Um exemplo são os eventos acadêmicos, ainda escassos devido à área ainda ser recente, no Brasil, em termos de estudos científicos. Também existem eventos que tratam diretamente de avanços tecnológicos, constantes e que muitas vezes modificam toda a dinâmica do mercado.


A própria ocorrência de grandes eventos já movimenta todo um sistema para excursões, por exemplo. Enfim, existem muitos motivos que levam profissionais a se atentarem aos principais eventos da área de Turismo.


Como escolher qual evento ir?

Com tantos eventos disponíveis, definir em qual ir nem sempre é fácil. Além do mais, é impossível se organizar a ponto de ir a todos. Aliás, sequer é necessário ou produtivo despender tempo e recursos para frequentar todos os eventos da área. É preciso traçar critérios para fazer boas escolhas sobre qual evento de Turismo irá.


Um ponto fundamental é definir objetivos com a ida ao evento. Por exemplo, um desenvolvedor de um software de agência de viagens pode escolher um evento para empresários do setor de agências de viagens, oportunizando encontrar clientes. O mesmo desenvolvedor poderia, por sua vez, preferir um evento focado em tecnologia aplicada na área de Turismo para formar networking ou fechar negócios.


Outro critério importante pode ter a ver também com a própria atuação do profissional no mercado. Um evento que tenha a ver com o público alvo do seu negócio pode ser uma excelente oportunidade de se atualizar ou conhecer novos produtos.


Enfim, os eventos são diversos, atendendo a vários perfis e interesses. É preciso analisar a disponibilidade dos eventos e também seus próprios focos e objetivos quando for escolher em qual evento de Turismo irá participar.


Eventos do Turismo em 2024: veja os principais


Eventos Turismo 2024

Segue uma lista de alguns dos principais eventos do Turismo em 2024. A lista seguirá uma ordem cronológica, começando pelos que têm previsão de acontecer mais próxima. 


Cabe sublinhar ainda que alguns eventos podem ser anunciados posteriormente. Importante também reforçar que os eventos listados aqui serão todos presenciais e que serão realizados no Brasil no primeiro semestre de 2024.


É preciso pontuar que não constam todos que irão acontecer, mas alguns escolhidos em vários estados e com perfis bem variados.


19º ESFE: Encontro do Setor de Feiras e Eventos 2024

Quando: 20/02/2024

Onde: Centro de Convenções Rebouças, São Paulo/SP

Inscrições: sympla.com.br/esfe


Este evento chega na sua 19ª edição no ano de 2024, sendo organizado pela On Media. O evento é focado em MICE (Meetings, Incentives, Conferences and Exhibitions), e promete ser o mais importante do Brasil no setor.


Trata-se de um evento grande, que tem a expectativa de chegar a mais de 600 pessoas inscritas. O 19º ESFE terá inúmeras atrações, que vão desde painel especial focado em eventos no México e no Caribe, até sessões interativas e rodadas de negócios.


O evento reunirá 27 profissionais renomados do setor, que darão palestras, conversas e oferecerão diversas perspectivas para os participantes. Por fim, merece destaque também as Rodadas de Negócios 4.0, que acontecem para reunir profissionais, empresários, fornecedores e especialistas, criando espaços para a formação de networking, parcerias e negócios.


Fórum PANROTAS 2024

Quando: de 05/03/2024 a 06/03/2024

Onde: Golden Hall do Sheraton WTC - São Paulo/SP


Este é um dos eventos mais importantes do setor de viagens e Turismo no Brasil. O tema desta edição será discutir como a tecnologia e o consumo digital vem remodelando algumas áreas importantes do Turismo, como a comunicação e o marketing.


Temas como sustentabilidade e inovação estarão em voga. O evento, de grande porte, é voltado para profissionais e empreendedores da área do Turismo.


ExpoTurismo Paraná

Quando: 07/03/2024 a 08/03/2024

Onde: Viasoft Experience, Curitiba/PR


Realizado pela ABAV-PR (Associação Brasileira de Agências de Viagens — Paraná), trata-se de um evento que procura reunir empreendedores, empresas e entidades de turismo, com destaque nacional e regional.


Será um polo com vários eventos ao mesmo tempo, que contará com presenças de autoridades da área de Turismo e especialistas diversos, além de fóruns, debates, premiações, palestras e muito mais. O objetivo é promover uma ampla rede de atividades que promovam a capacitação e atualização de profissionais do setor.


O evento também funciona como uma grande feira de negócios, aproximando empreendedores, investidores, políticos e empresas em inúmeras atividades. Estão previstas rodadas de negócios, caravanas de agentes e encontros de secretários de turismo de várias localidades.


Fórum de Turismo do Rio Grande do Norte

Quando: 04/04/2024

Onde: Centro de Convenções de Natal/RN

Inscrições: Ainda não disponíveis. Informações @Femtur


Trata-se do principal evento de Turismo do Rio Grande do Norte, e deve reunir autoridades, como secretários de Turismo dos vários municípios, para debater todos os temas mais relevantes sobre o setor no Estado.


Durante dois dias, dentre as atrações previstas, devem aparecer importantes palestrantes da área de Turismo, de destaque no Rio Grande do Norte e de outros locais do Brasil.


O evento deve receber acadêmicos, empresários, investidores, empreendedores e vários profissionais do Turismo. O objetivo do evento é promover uma integração maior de toda a cadeia produtiva do Turismo no Rio Grande do Norte.


Gramado Summit 2024 

Quando: 10/04/2024 a 12/04/2024

Onde: Centro de Eventos Serra Park, Gramado/RS

Inscrições: gramadosummit.com


Este evento deve reunir mais de 500 marcas de diversos agentes do setor de Turismo, promete receber mais de 15 mil pessoas e também oferecerá 10 trilhas de conteúdo nos quais se organizarão suas várias atrações. Promete ser um dos maiores eventos do país, apontando várias tendências do setor.


O evento terá vários palestrantes de renome nacional e internacional, além de atividades que envolvem inovação, gestão, tecnologia e formação de networking. O evento irá reunir investidores anjo e patrocinadores diversos com participantes com ideias inovadoras e startups do Turismo.


MTM Minas Travel Market 2024

Onde: MinasCentro, Belo Horizonte,MG

Quando: 26/04/2024 e 27/04/2024


Trata-se de um evento de inscrições gratuitas, e que promete ser o maior encontro de Turismo B2B do Brasil. Este evento surgiu em substituição ao Salão do Turismo de Minas Gerais.


A expectativa deste ano é de receber mais de 1500 participantes, dentre operadores e profissionais de Turismo, imprensa, empreendedores e expositores de vários temas, ao longo dos dois dias de evento.


A ideia do evento é promover os destinos e estrutura turísticos de Minas Gerais no Brasil e no exterior. 


O evento é promovido pela ABAV-MG (Associação Brasileira de Agências de Viagem — Minas Gerais).


FITA 2024 — Feira Internacional de Turismo da Amazônia

Onde: Centro de Convenções Sebastião Tapajós, Santarém/PA

Quando: 16/05/2024 a 19/05/2024

Informações: @Fitaamazonia


Trata-se do evento que promete ser o maior da região norte do Brasil, e como o nome já diz sua proposta é promover um encontro de profissionais, empreendedores e operadores de Turismo interessados na Região Amazônica.


A feira anual também recebe autoridades do setor do Turismo interessadas em promover um Turismo sustentável na Região Amazônica, juntamente com diversos profissionais do setor. Além de representantes brasileiros, são esperados participantes de outros países contemplados com a Floresta Amazônica.


Sindepat Summit 2024

Onde: Centro de Eventos Mabu Thermas, Foz do Iguaçu/PR

Quando: 08/05/2024 a 10/05/2024

Inscrições: sindepatsummit.com.br


Este é um evento da indústria de parques, atrações e entretenimento. Atrai profissionais do setor de todo o Brasil. 


O objetivo é reunir profissionais e formar networking, além de apresentar tendências e novas tecnologias que podem revolucionar as várias práticas deste setor. Assim, o evento visa promover uma ampla troca de ideias e experiências no setor de parques (temáticos, aquáticos, de exposição, ecológicos etc.), de centros de entretenimento, atrações turísticas e outros importantes do setor.


O evento contará com a presença de expositores nacionais e internacionais, além de contar com uma ampla lista de palestrantes. O evento ainda terá apresentação de showcases, nos quais serão apresentadas novidades no mercado.


Por fim, o evento ainda terá visitas técnicas com temas variados, que acontecerão nos principais parques de Foz do Iguaçu.


ABAV Expo 2024

Onde: Estádio Mané Garricha, Brasília/DF

Quando: 25/09/2024 a 27/09/2024


A Associação Brasileira de Agências de Viagens — ABAV — é a principal entidade do setor do Turismo brasileiro. Por isso mesmo realiza o que talvez seja o evento mais importante do setor. A edição de 2024, a 51º, acontecerá em Brasília, capital federal, no estádio Mané Garrincha. Diante da alta procura por inscrições, sua área teve que ser ampliada em relação ao planejamento inicial.


O evento trará oportunidades para que profissionais da área possam fazer networking e também expor trabalhos e produtos. A ABAV Expo tem como objetivo reunir os principais players do campo das agências de viagens do Brasil.


O evento visa funcionar como um catalisador de marcas e negócios. Importante frisar que a ABAV faz parte do Conselho Nacional de Turismo, reforçando sua condição como entidade fundamental nesta área em todo o Brasil.


São esperados mais de 42 mil participantes, além de um número superior a 2 mil marcas expositoras. De acordo com a organização, pouco mais de 40% do público participante é formado por agentes de viagens.


Festuris 2024

Onde: Pavilhão do Serra Park, Gramado/RS

Quando: 07/11/2024 a 10/11/2024


O Festival de Turismo de Gramado, ou Festuris, é um dos principais eventos de Turismo B2B da América Latina. Só no ano passado, recebeu mais de 15 mil participantes, e a expectativa é de que neste ano seja ainda maior.


É possível participar do evento em várias modalidades. Uma delas é como expositor, sendo que em 2023, cerca de 2700 marcas foram apresentadas no evento.


Neste ano, estão previstas palestras, mentorias, rodadas de negócio e ações sociais diversas ao longo da realização do Festuris. Alguns itens da programação já estão disponíveis.


O evento tem mais de 30 anos de tradição e tem como objetivo principal conectar profissionais e marcas, visando contribuir para o crescimento do Turismo na América Latina. Internacionalizado, o Festuris, em 2023, contou com mais de 40 destinos internacionais participando do evento para promover novas rotas turísticas no mercado brasileiro.


173 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page