top of page
  • Thiago Souza

5 Dicas (Reais) para a sua Agência de Viagens ter Sucesso

Atualizado: 10 de fev. de 2023


Ser empresário no Brasil já exige muita coragem e trabalho. Ser um empresário de sucesso então, é um feito extraordinário.


No ramo do turismo, quer você seja uma agência de viagens, uma operadora de turismo ou até mesmo trabalhe informalmente, os desafios são ainda maiores, visto que esse segmento é altamente concorrido.


Pensando em ajudar você empreendedor do turismo, eu separei 5 dicas que farão você alcançar o tão sonhado sucesso na sua agência de viagens.


ATENÇÃO: As 5 dicas abaixo são dicas REAIS, que eu (Thiago Souza), utilizo na agência de viagem Rosanetur.


Vamos às dicas:

  1. FOQUE NO CLIENTE. O ponto de partida para qualquer negócio que deseje o sucesso é focar no cliente. E o que eu quero dizer com isso? Eu quero dizer que, para absolutamente todas as ações da sua empresa, as seguintes perguntas devem ser feitas: Isso é bom para o meu cliente? Ele vai gostar? Ele se importa com isso? Ele aceitará isso? Se a resposta for sim, faça. Se a resposta for não, considere outra opção. Exemplo: Na Rosanetur, oferecemos como cortesia o serviço de traslado da residência do cliente até o embarque. Certa vez pensamos em interromper esse serviço. O feedback dos nossos clientes, dizendo que amavam esse serviço, e o nosso foco no cliente nos impediram de executar tal medida. Foque no cliente.

  2. PRODUTO EXCLUSIVO. Se você pesquisar no Instagram, Facebook ou Google pelos termos Excursão, Pacotes de Viagem, Agências de Viagem, e termos semelhantes, a quantidade de resultados será assustadora. Como uma agência de viagem iniciante pode competir em um mercado tão concorrido? A resposta é: DIFERENCIE-SE. Empresas como a CVC não são seus concorrentes. A CVC tem um produto para as massas. O seu produto não pode ser para as massas, pois você não tem força pra competir com esses gigantes. O seu produto deve ser formatado para atender ao público que a CVC e outros grandes players do mercado não conseguem atender bem. O seu produto deve ser exclusivo, único.

  3. ESCOLHA O SEU PÚBLICO ALVO. No início da Rosanetur, atendíamos a todo o tipo de público: jovens, famílias e idosos. O grande problema dessa abordagem é que se você atende todo mundo, você não atende ninguém. Via de regra no turismo, um destino que um jovem, uma família com crianças e um idoso gostam não são os mesmos. Como você pode conseguir atender bem a todos esses tipos de público? Seguindo a linha da dica número 2, o seu produto deve ser exclusivo para um público exclusivo. Isso se chama nicho de mercado. Escolha um nicho de mercado, foque com todas as suas forças em atender bem a esse público e ninguém conseguirá atender melhor esse público do que você.

  4. DIVULGAÇÃO. Então você decidiu focar no cliente, criou um produto exclusivo para um público exclusivo e... você simplesmente não venda nada! A Rosanetur está há 30 anos no mercado e eu posso te dizer com segurança: Sem divulgação NÃO HÁ VENDAS! Nós enviamos toda semana 1 campanha de e-mail marketing para a nossa base de mais de 17 mil leads (clientes que deixaram o seu e-mail em nosso site). Sempre temos vendas ao enviarmos email marketing. Nós investimos cerca de R$ 6.000,00 todos os meses em anúncios no Instagram e Facebook. Nós entregamos panfletos das nossas próximas excursões para os nossos clientes durante a viagem, etc. Essas são apenas algumas das nossas abordagens de marketing para que o cliente se lembre de nós e compre as nossas viagens. Você precisa divulgar o seu produto! Ninguém vai acordar e lembrar que a sua empresa existe se você não se fizer aparecer na frente daquele cliente.

  5. GESTÃO. Problemas de gestão, na minha opinião, são maravilhosos. São maravilhosos porque se a sua empresa tem problemas de gestão, é porque você está vendendo, contratando, operando suas excursões e passeios, e aí aparecem os problemas para conseguir organizar toda essa bagunça. Registrar todas as receitas e despesas da sua empresa, por exemplo, é uma tarefa fundamental. Você não ficará surpreso, no entanto, em saber que essas tarefas não são realizadas pela maior parte dos empresários. Como você saberá se a sua empresa está obtendo lucro ou prejuízo? Vender muito é bom se você está tendo lucro. Vender muito tendo prejuízo é a receita para o colapso. Utilize um software de gestão para agências de viagem para ter o controle de tudo o que se passa na sua agência. Na Rosanetur, nós utilizamos a Excapy.

Espero que essas 5 dicas sejam úteis para que você consiga alcançar o sucesso na sua agência de viagens.


Nos vemos no próximo post, abraços!




490 visualizações0 comentário
bottom of page