top of page
  • Foto do escritorRenato Araújo

Quais são os tipos de turismo no Brasil? Conheça as principais modalidades

sistema para passeios

O Brasil é um país de proporções continentais. Há inúmeros biomas, como o Cerrado e a Amazônia, cidades globais como São Paulo e Rio de Janeiro, assim como pequenas cidades por todo o país, além de uma costa que é uma das maiores do mundo. Há vários lugares e ambientes e, com isso, inúmeras possibilidades de turismo disponível no sistema para passeios ou sistema para excursão de alguma agência, por exemplo.


Quem procura paisagens naturais, há opções no litoral, como Fernando de Noronha ou Arraial do Cabo, na Região Amazônica, como a floresta e o maior rio do mundo, o Amazonas, dentre muitos outros lugares. Existem mais de 4 mil museus registrados no Brasil, segundo o IBRAM — Instituto Brasileiro de Museus — e cidades como Ouro Preto, Paraty e várias outras cidades coloniais, para quem deseja viagens focadas mais na história e cultura.


Enfim, são muitas possibilidades de turismo no Brasil. Por isso, falaremos aqui de algumas das principais. Ao invés de focarmos especificamente em destinos, este artigo falará de algumas das modalidades de turismo mais presentes no Brasil.


Cabe sublinhar que existem muitos tipos de turismo e o objetivo aqui não é falar sobre todos. Sempre existem outras possibilidades, que podem ser exploradas.


Turismo de eventos

Essa modalidade de turismo se refere a quem viaja à procura de alguns eventos, de qualquer tipo. Podem ser eventos culturais, como festivais de música (Rock in Rio, Abril Pro Rock, Lollapalooza etc.), festivais de cinema (Festival de Gramado), desfiles (escolas de samba, São João, Bumba meu Boi etc.) e muitos outros. 


Também podemos incluir nessa modalidade viagens para eventos acadêmicos, que de modo geral acontecem nos campi das universidades pelo Brasil e atraem profissionais e pesquisadores de diversas áreas.


Existem eventos acontecendo durante todo o ano e dos mais diversos tipos. É comum que as pessoas organizem suas agendas durante o ano para poderem frequentar eventos de sua preferência.


Turismo Cultural

sistema para agencia de turismo

Esse tipo de turismo se refere a viagens motivadas por interesses como museus, arquitetura de determinada cidade, monumentos, cena cultural e tudo o mais que remeta à cultura de determinada localidade.


No Brasil, esse tipo de turismo é muito praticado por pessoas que buscam conhecer cidades coloniais, como Ouro Preto, Itabirito, Mariana e Tiradentes, em Minas Gerais, ou Paraty e Petrópolis, no Rio de Janeiro. Olinda, em Pernambuco, também é bastante procurada por admiradores da arquitetura das cidades coloniais.


Existem outras cidades, como Porto Seguro e Salvador, que atraem muitos turistas por seus monumentos históricos e edifícios antigos. Rio de Janeiro e São Paulo também atraem turistas para a sua sempre agitada vida cultural, repleta de casas de shows, museus, teatros e muito mais. 


Trata-se de uma das modalidades mais comuns que existe. Afinal, todos os lugares têm cultura, que pode ser explorada e conhecida por turistas.


Turismo Gastronômico

Muitas vezes a motivação de uma pessoa fazer viagens é conhecer pratos típicos de determinadas regiões. Um bom exemplo está nas cidades da Serra Gaúcha, como Gramado, Caxias do Sul e Canela, que atraem todos os anos turistas à procura de chocolates e bons vinhos locais.


Existem cidades que fazem grandes festivais gastronômicos, como Tiradentes, no interior de Minas Gerais. Cidades do Norte e Nordeste do Brasil também atraem turistas à procura de seus vários pratos típicos, variados e famosos.


Uma cidade que tem se firmado no turismo gastronômico é Belo Horizonte, “capital dos bares”, com um circuito de bares que já vem sendo bem procurado por turistas. 


Ecoturismo

O ecoturismo é bastante procurado por pessoas que querem contato com a natureza, admirando paisagens e praticando um turismo sustentável. Muitas agências de viagens já têm seu próprio sistema para passeios especializado no ecoturismo.


Existem vários locais no Brasil conhecidos pelo ecoturismo. A Chapada Diamantina, na Bahia, Jalapão, no Tocantins e Bonito, em Goiás, estão entre os locais mais procurados. No Centro-Oeste, ainda há o Pantanal, bastante visado para essa modalidade de turismo.


Não poderíamos deixar de mencionar a Região Amazônica, com vários destinos importantes para o ecoturismo. Várias pessoas querem conhecer a floresta, os Rios Amazonas, Negro e Xingu, dentre várias outras atrações.


Turismo de Esportes

sistema para excursão

Nessa modalidade, a motivação para a viagem é algum evento esportivo. Na última década, o Brasil teve dois grandes eventos esportivos, que foram a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016. Mas há vários outros eventos que se tornam atrações turísticas.


Um exemplo é o Rio Open, o principal torneio de tênis da América do Sul, que todos os anos atrai turistas para o Rio de Janeiro que querem ver alguns dos principais tenistas do mundo.


A Fórmula 1 também atrai, há décadas, turistas que lotam o autódromo de Interlagos, buscando assistir ao Grande Prêmio do Brasil. 


O Brasil, “país do futebol”, tem grandes estádios espalhados pelo país e que são, além de palco dos jogos, grandes lugares de memória importantes para a tradição deste esporte no país. Por isso, grandes estádios como o Maracanã, no Rio de Janeiro, Mineirão, em Belo Horizonte, ou o Beira Rio, em Porto Alegre, são atrações turísticas importantes em suas respectivas cidades — assim como vários outros grandes estádios brasileiros.


Turismo religioso

Cidades como Aparecida do Norte, em São Paulo, são grandes exemplos de turismo religioso. Esse termo se refere às viagens que são motivadas pela fé das pessoas, que se deslocam para eventos religiosos ou simplesmente para conhecer determinados monumentos de significado religioso, como igrejas históricas, por exemplo.


Há várias cidades brasileiras que se destacam no turismo religioso. Juazeiro do Norte, no Ceará, atrai multidões todos os anos em peregrinação dedicada ao Padre Cícero. Salvador, no mês de janeiro, também é bastante procurado pelo turismo religioso, com a lavagem das escadarias do Senhor do Bonfim, em janeiro, ou as festividades dedicadas a Iemanjá, em fevereiro.


Em Belém, no segundo domingo de outubro, o Círio de Nazaré também atrai multidões de fiéis. Enfim, são vários destinos de turismo religioso no Brasil, com datas e festividades de várias religiões.


Turismo de Negócios

Viagens à trabalho também entram em categorias de turismo. O turismo de negócios engloba desde viagens específicas para fechar negócios até a participação de workshops ou encontros de profissionais de determinado setor. São inúmeras as possibilidades nesse sentido.


Áreas profissionais específicas, como o próprio turismo, realiza eventos anuais entre profissionais, empreendedores e operadores do setor, por exemplo. Existem encontros de empresários, feiras, rodas de negócio e mais muitas outras modalidades que podem ser incluídas no turismo de negócios.


Esse tipo de turismo é mais comum nas maiores cidades, que são os maiores centros de decisão econômica. Porém, é comum também que haja também que haja esse tipo de evento em cidades menores.


Turismo Pedagógico

O turismo pedagógico ou turismo educativo é uma modalidade que associa viagem e aprendizado, no qual instituições de ensino organizam excursões para que turmas inteiras de estudantes possam viver um aprendizado in loco.


As cidades coloniais, como Paraty, Ouro Preto ou Olinda, são excelentes destinos onde estudantes podem conhecer melhor a história do Brasil. É comum também que o turismo pedagógico aconteça em paisagens naturais, de maneira que estudantes possam aprender sobre preservação ambiental, conhecer ecossistemas variados ou ter contato com a produção agrícola.


O turismo pedagógico pode envolver, por exemplo, excursões a museus, bibliotecas e várias outras atividades culturais. 


Turismo de Consumo

sistema para passeios turismo

Muitas pessoas viajam para fazer compras. Há regiões do Brasil que organizam todo um sistema de turismo local para atender pessoas que fazem isso com as mais variadas motivações, que podem ser desde abastecer seu comércio até buscar opções de presentes interessantes e baratos. 


Cidades conhecidas pela produção de roupas, por exemplo, costumam atrair muitos comerciantes que querem abastecer suas lojas. A cidade de São Paulo, por exemplo, é conhecida por ter vários destinos para compra de itens de vestuário. Em Minas Gerais, há várias cidades entre os destinos para compras de vestuário. Entre elas, estão Nova Serrana, Divinópolis e Monte Sião.


Turismo de Lazer

Trata-se do tipo mais abrangente de turismo. O turismo de lazer define viagens que as pessoas fazem em férias, folgas ou feriados, por exemplo. São aquelas viagens que as pessoas fazem em seus dias livres.


Por serem tão abrangentes, basicamente todos os destinos no Brasil podem ser parte de um turismo de lazer. Inclui, por exemplo, destinos procurados nos fins de semana prolongados, como o Litoral Paulista.


Existem também cidades que recebem eventos bastante específicos, como rodeios, que atraem pessoas de cidades próximas, movimentando o comércio e a vida social local. 


Turismo de Estudos

O turismo de estudos é aquele relacionado às vidas e rotinas estudantis, de modo geral. Um exemplo disso está em cidades como Ouro Preto e Mariana, que com a universidade federal local atrai estudantes de outras cidades da região que se deslocam para lá com frequência.


Viagens para cursos de aperfeiçoamento, para prestar concursos ou para eventos acadêmicos podem ser incluídos nessa categoria.


18 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page