top of page
  • Foto do escritorRenato Araújo

Turismo Religioso: principais destinos no Brasil em 2024

turismo religioso

O que é o turismo religioso?

O turismo religioso é um segmento do ramo do turismo definido pela motivação pela qual as pessoas viajam, que neste caso tem a ver com sua fé e confissões religiosas. É bastante comum que pessoas em vários locais do mundo façam excursões ou viagens todos os anos para determinadas localidades motivadas por suas religiões.


Isso faz surgir uma demanda no mercado de turismo, que apesar de variar ano a ano, tem um caráter bastante regular. Várias empresas possuem seu próprio sistema para turismo religioso pensando exatamente nesse público, formado por grupos variados de pessoas, que podem ser romeiros, fiéis, pessoas que viajam com suas famílias ou apenas quem deseja conhecer a arte e arquitetura de templos famosos.


Turismo religioso no Brasil e no mundo: alguns dados

É preciso ter em vista alguns dados a fim de saber o quanto o turismo religioso é um segmento importante no mercado do turismo ao redor do mundo. No ano de 2023, a Organização Mundial do Turismo (OMT) divulgou que cerca de 330 milhões de pessoas viajam motivadas por razões religiosas a cada ano, o que envolve desde motivações relacionadas à sua fé até o simples ato de visitar e observar templos ou festas religiosas.


E trata-se de um mercado imenso e em crescimento. A mesma OMT, ligada à Organização das Nações Unidas, estima que este mercado movimenta entre 15 e 18 bilhões de euros por ano e espera-se crescimento de 6% a 10% ao ano até o ano de 2031.


No Brasil, o turismo religioso também é um mercado pujante. Dados do Ministério do Turismo — MTur — para 2023, mostraram uma estimativa de uma demanda de 1,3 milhão de pessoas que viajaram pelo país motivada por razões religiosas. Na mesma estatística, é apontado que o turismo religioso movimenta cerca de R$15 bilhões por ano. 


Isso aumenta a demanda por sistema para turismo religioso nas agências de turismo brasileiras, mas também mobilizações nas redes hoteleiras nos destinos e dos comércios locais, além de um sistema para excursões eficiente que movimente as pessoas até seus destinos.


Quais os principais destinos para turismo religioso no Brasil em 2024?


sistema para turismo religioso

Como vimos até aqui, o turismo religioso é um segmento que movimenta muitas pessoas, entre turistas e profissionais, além de muito dinheiro. Além disso, o Brasil oferece inúmeros destinos bastante atraentes para este tipo de turismo. Por isso, falaremos um pouco aqui dos principais destinos de turismo religioso no Brasil e as datas mais importantes em cada um desses destinos.


O Brasil possui datas importantes que mobilizam o turismo religioso ao longo de todo o ano. Além disso, há destinos em todas as regiões brasileiras, além de contemplarem várias religiões diferentes.


Apresentaremos alguns desses destinos aqui:


Aparecida do Norte, SP

Aparecida do Norte fica no Vale do Paraíba Paulista, estando localizada a 170km da capital São Paulo. Trata-se do maior destino de turismo religioso do Brasil. Só em 2022, estima-se que a cidade recebeu cerca de 8 milhões de turistas.


O principal destino em Aparecida do Norte é a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, que começou a ser erguida em 1946 e foi inaugurada em 1980. Há ainda a chamada Basílica Antiga, ligada à nova pela passarela da fé, localizada no centro da cidade.


Detalhes sobre a Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, de Aparecida do Norte, podem ser conhecidos no seu site oficial — https://www.a12.com/santuario.


Embora receba turistas ao longo de todo ano, na semana de 12 de outubro se concentra a maior demanda por turismo religioso para Aparecida do Norte, quando acontece o feriado de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, padroeira do Brasil.


Salvador, BA

A capital da Bahia é um dos destinos mais ricos para o turismo religioso no Brasil. Por exemplo, todos os anos, em 02 de fevereiro, recebe pessoas que vão à Festa de Iemanjá, que desperta atenção aos fiéis do candomblé e admiradores da cultura afro-brasileira e das religiões de matriz africana. 


Ainda focado em fiéis do candomblé e religiões de matriz africana, há ações do governo da Bahia que estimulam este tipo de turismo religioso, tanto restaurando terreiros tradicionais, quanto estimulando excursões cada vez mais procuradas por turistas no sistema de excursões no turismo local.


Além disso, Salvador possui muitas igrejas, dentre elas várias das mais tradicionais do Brasil, como a Igreja do Nosso Senhor do Bonfim, Igreja da Ordem Terceira do Carmo, Igreja e Convento de São Francisco, dentre outras. 


Há diversas datas para o turismo religioso em Salvador, além do 02 de fevereiro que citamos acima. Entre elas a Lavagem do Bonfim (16 de janeiro), a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia (08 de dezembro), dentre várias outras.


Juazeiro do Norte, CE

Juazeiro do Norte, cidade localizada na região do Cariri, no Ceará, a 491 km da capital Fortaleza, é conhecida no campo do turismo religioso por ser a cidade que atrai fiéis de todo o país, sobretudo da região Nordeste, para homenagear o líder religioso Padre Cícero.


Uma das grandes atrações da cidade é a estátua do Padre Cícero, de 25 metros de altura, sendo uma das maiores do mundo. A cidade tem festas religiosas ao longo de todo ano, o que faz Juazeiro do Norte ser chamada de “capital da fé”.


De todas as festividades de Juazeiro do Norte, chama mais atenção a romaria ao túmulo de Padre Cícero, que acontece entre 29 de outubro e 02 de novembro. São vários pontos de peregrinação que atraem muitos fiéis.


Fazenda Nova, PE

Fazenda Nova é um distrito do município pernambucano chamado Brejo de Madre de Deus, localizado a cerca de 200 km de Recife. Ali se localiza o Teatro Nova Jerusalém, maior teatro ao ar livre do mundo em que na semana santa é realizada a tradicional encenação da Paixão de Cristo.


O cenário do teatro Nova Jerusalém busca a aparência das paisagens bíblicas do Oriente Médio, com muralhas de pedras e mais de 70 torres. A encenação já chegou a mobilizar um elenco de mais de 500 atores e atrizes, além da equipe técnica de montagem e produção. O pequeno distrito já chegou a receber mais de 70 mil espectadores.


A Semana Santa de 2024 será entre os dias 24 de março e 01 de abril. A procura pela encenação da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém é sempre alta, e as hospedagens e passagens geralmente esgotam muito antes dessa data.


Belém, PA

O Círio de Nazaré ocorre na capital do Pará, Belém, e é um dos principais destinos de turismo religioso no Brasil. O Círio de Nazaré é uma festa religiosa que começou já no final do século 18, em 1793, quando o então capitão geral do Rio Negro, Francisco de Souza Coutinho, aderiu a uma devoção popular local resolvendo dar-lhe maior importância.


A história do Círio de Nazaré, porém, é bem anterior. Conta-se que em 1700, em um igarapé da região, fora encontrada uma imagem de Nossa Senhora de Nazaré e a devoção popular se desenvolveu desde então, com diversas histórias.


O Círio de Nazaré é um conjunto de rituais que acontece a partir do segundo sábado de outubro de cada ano na Basílica de Nazaré, templo inaugurado em 1941. Ele se estende até o dia seguinte.


O evento já atraiu cerca de 2 milhões de visitantes.


Ouro Preto, MG

Ouro Preto é a mais famosa das cidades coloniais de Minas Gerais, tendo sido capital do estado até a inauguração de Belo Horizonte, no final do século 19. A cidade tem várias igrejas, muitas centenárias e erguidas na época colonial, no auge da exploração aurífera da região. Além disso, muitas contam com belas obras de arte importantes, como as de Aleijadinho e Mestre Ataíde.


Em termos de turismo religioso, existem muitas atrações em Ouro Preto. As celebrações da Semana Santa, por exemplo, são Patrimônio da Humanidade, reconhecido pela Unesco. Elas começam desde a quarta-feira de cinzas, e na Semana Santa propriamente as celebrações alternam em quais paróquias irão acontecer.


Nos anos pares, as celebrações da Semana Santa em Ouro Preto acontecem na Paróquia de Nossa Senhora do Pilar. Já nos anos ímpares, elas acontecem na Paróquia Nossa Senhora da Conceição.


Além das igrejas e obras de arte, Ouro Preto ainda tem vários museus, muitos deles com algumas das mais importantes obras sacras produzidas no Brasil colonial. Relembrando que a Semana Santa de 2024 acontece a partir de 24 de março.


Cotia, SP

Nem todo mundo sabe, o maior templo budista da América Latina fica em Cotia, cidade da Região Metropolitana de São Paulo. Trata-se do templo Zu Lai, que ocupa um terreno de 150 mil metros quadrados e mais de 10 mil metros quadrados de área construída, nos quais se encontram belos jardins, estátuas e um grande pátio, bastante procurado por turistas.


O templo Zu Lai recebe visitantes durante todo ano, que buscam desde acompanhar as cerimônias recitadas pelas monjas, meditar ou ao menos transitar entre os belos lagos e plantas do local.


Ainda que receba bastante turistas durante todo o ano, o templo Zu Lai não precisa de reservar e a entrada é gratuita.


14 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page